Meu Deus… Então vamos seguir sua linha de raciocínio ohhh “sábio descobridor de mecânicas ocultas”!
A partir de +10, já que você diz que não é a chance somada dos três hits dar 51% (o que é afirmado em todo site de referência a ToS) e sim sua fórmula (que carece extremamente de fontes), onde cada hit é 51% totalizando 17% (na sua matemática onde probabilidade se tem dividindo, kkkkk). Então, ignorando todos os upgrades anteriores (que não faz nenhum sentido para a porcentagem final de sucesso de upgrade, mas como sou “analfabeto funcional” não compreendo a razão de só calcular upgrade a partir de +10, pois não é fácil nem chegar a esse número sem alguma sorte), vamos aos resultados de sua afirmação:
3 hits de 51% = 17% de chance total
3 hits de 51% dos 17% anteriores = 17% dos 17% = 2,89%
3 hits de 51% dos 2,89% anteriores = 17% dos 2,89% = 0,49%
3 hits de 51% dos 0,49% anteriores = 17% dos 0,49% = 0,08%
Então, desconsiderando todo o processo do até +9, eu só tenho 0,08% de conseguir +13? Explica amigo, porque meu analfabetismo funcional não me deixa entender como isso é possível, pois se eu for considerar toda a probabilidade desde +5 o +6 não será 88% e sim 29,3 (3 de 88% conforme você disse, já que você simplificou o cálculo de probabilidade numérica a uma divisão simples!) e com a sua matemática para chegar a +9 você já está jogando com 0,20% do acumulado. Não é isso?
Uma dica amigo. Quando você trabalha com probabilidade o cálculo não é nem esse que você está fazendo, você está viajando. Você só faz o cálculo de probabilidade pelo produto das probabilidades quando os eventos não são dependentes. Se forem dependentes, como o cálculo do upgrade, o cálculo é por progressão aritmética!
E te respondendo @Kascly , por essa sua matemática inventiva não sei contar mesmo. Se você que é o gênio e não sabe nem fazer um cálculo de probabilidade, prefiro ser “analfabeto funcional” de acordo com seus critérios matemáticos bizarros.